Watchmen: 10 referências aos quadrinhos no 1° episódio da série


A aguardada série de Watchmen, produzida pela HBO, fez sua estreia neste domingo (20) e se passa 34 anos após o término da famosa HQ criada por Alan Moore, Dave Gibbons e John Higgins. A grande protagonista é a policial Angela Abar (Regina King), que vive na cidade de Tulsa e sobreviveu a um ataque orquestrado por um grupo supremacista branco chamado Sétima Cavalaria.
Mas por se tratar de uma espécie de sequência da HQ, a série não deixou de fazer algumas referências ao famoso material de origem publicado nos anos 80 pela DC. 
Com isso em mente, confira abaixo 10 referências de destaque aos quadrinhos de Watchmen que foram feitas pela série.

Chuva de lulas

Nesta realidade alternativa, as pessoas que vivem nos Estados Unidos tiveram de se acostumar com um fenômeno estranho e bizarro: uma chuva de lulas. O episódio de estreia de Watchmen mostrou que sempre que isso está prestes a acontecer, uma sirene toca para que todos consigam se proteger. Existem até mesmo veículos para limpar a bagunça quando essa “chuva” melequenta termina.
Esse fenômeno bizarro é culpa dos acontecimentos dos quadrinhos, em que uma lula gigante, criada por Adrian Veidt/Ozymandias, pairou pelo céus de Manhattan e resultou na morte de 3 milhões de pessoas.

Nixon e o Vietnã como 51º estado americano

Em Watchmen, Richard Nixon pediu para o Doutor Manhattan intervir na Guerra do Vietnã e garantiu a vitória americana. Em 1985, época em que se passa a HQ, o país se tornou o 51º estado americano e isso não deixou de ser retratado no primeiro episódio da série. Tanto que a própria protagonista Angela nasceu na famosa cidade vietnamita de Saigon.
Além disso, o Comediante fez o possível para evitar que o escândalo de Watergate fosse divulgado. E com o fim da 22ª emenda da constituição americana, Nixon se elegeu mais cinco vezes para o cargo de presidente, se tornou um ícone americano e seu rosto chegou a ser esculpido no famoso Monte Rushmore, o que também não foi esquecido pela atração.

A influência de Rorschach na série

Rorschach foi um dos personagens mais importantes da HQ original e acabou sendo morto pelo Doutor Manhattan, após descobrir os planos originais de Ozymandias e se recusar a guardar essa mentira para manter a paz mundial.
O famoso personagem, considerado o protagonista da HQ por muitos fãs, foi a grande inspiração da Sétima Cavalaria. Por exemplo, eles usam máscaras baseadas na mesma que era usada por Rorschach, além de compartilharem sua visão de mundo.

“Vou sussurrar ‘não’”

Se já não bastasse ter “roubado” a máscara e a visão de mundo de Rorschach, a Sétima Cavalaria também pegou uma das frases mais conhecidas do personagem e fez uma pequena adaptação.
No vídeo em que divulgaram seu retorno, seu porta voz disse o seguinte: “Em breve, todas as prostitutas e traidores da raça vão gritar ‘nos salvem!’, e nós vamos sussurrar ‘não’”
Em uma de suas falas mais marcantes dentro da HQ, Rorschach diz justamente essa frase, com uma pequena diferença: “A sujeira acumulada de sexo e crime envolverá prostitutas e políticos, que voltarão os olhos para cima, implorando ‘salvem nós’. E eu, do alto, vou sussurrar ‘não.’”

A nave do Coruja

Quando Angela e outros policiais decidem atacar uma instalação da Sétima Cavalaria, eles ganham suporte de uma nave bem familiar para quem leu a HQ: a nave do personagem Coruja.
Ela tem praticamente o mesmo formato da versão dos quadrinhos, com direito a janelas que lembram bastante os olhos de uma coruja. Ela ainda tem um lança-chamas, que foi usado para impedir a fuga de alguns membros da sétima cavalaria.

O botton da cara sorridente

Aquele botton com uma cara sorridente e sangrando se tornou o grande símbolo de Watchmen, e a série também não poderia deixar de fazer menção a ele. 
Por exemplo, em uma cena em que Angela ensinava uma turma a fazer bolos, a câmera, que estava abaixo de uma tigela em que ela quebrava ovos, mostrou as gemas formando o que parecia ser a máscara de Rorschach. Mas no final das contas, elas fizeram justamente um rosto sorrindo.
E note, na imagem acima, uma mancha no que seria o olho da esquerda, que se parece com a gota de sangue que escorre no famoso botton.

Quem vigia os vigilantes? 

O comandante Judd Crawford (Don Johnson) exibe um vídeo para um grupo de policiais e lhes dá algumas ordens, antes de falar o que aparenta ser o lema do grupo: “Quis Custodiet Ipsos Custodes”, que em latim, significa “quem vigia os vigilantes.”
Vale lembrar que essa frase se tornou clássica dentro de Watchmen, pois ela foi bastante usada pela DC para promover a HQ na época do seu lançamento, sem falar que ela aparece em diversos grafites dentro da história.

Dirigível e carros elétricos

Na HQ, o público descobriu que vários dirigíveis pairavam pelos céus da cidade de Nova York, e a série de Watchmen não deixou de fazer menção a eles. Um deles voava pela cidade de Tulsa para fazer propaganda do seriado American Hero Story: Minutemen.
A série também mostrou que os veículos desse mundo alternativo são movidos a eletricidade e não dependem de qualquer combustível fóssil, da mesma forma que nos quadrinhos.

Veidt é declarado morto

Adrian Veidt/Ozymandias, como sabemos, foi o responsável por orquestrar a falsa invasão alienígena a Nova York para garantir a paz mundial. Estranhamente, os jornais divulgaram dentro da série que ele foi oficialmente declarado morto.
Sabemos que Veidt está vivo e dentro da série de Watchmen, é interpretado pelo veterano Jeremy Irons. E por que ele parece ter “fingido” a própria morte? Será que passou os últimos anos se escondendo ou vivendo com outra identidade? Em breve, a série deve dar uma resposta.

O sangue no distintivo de Judd

No final do episódio, Judd Crawford é encontrado enforcado em uma árvore. De repente, uma gota de sangue cai em seu distintivo. Se trata de mais uma referência ao botton sorridente com a mancha de sangue.
Mas isso também parece ser uma clara referência à morte do Comediante, que usava esse botton como parte de seu traje e ao morrer, seu sangue ficou marcado nele, dando origem ao símbolo mais famoso da franquia.

Nenhum comentário